29 de maio de 2024
Tendências e oportunidades para pizzarias: como a Tomasi pode ajudar o seu negócio

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Século VI a.C.. Civilizações antigas, como os egípcios e os povos da Mesopotâmia, já cobriam pães planos com ingredientes variados. Na Grécia, por exemplo, um pão achatado chamado plakous recebia azeite, ervas e queijo.

Apesar de suas origens não remeterem diretamente à Velha Bota, é na Itália que a pizza ganha notoriedade e terreno fértil para sua disseminação por todo o mundo.

Com a conquista das Américas durante as Grandes Navegações (século XV), os europeus introduzem o tomate à culinária do Velho Continente, sobretudo na Itália.

Padeiros napolitanos no século XVIII começam a vender pizzas semelhantes às atuais, com tomate, azeite, queijo e outros ingredientes. Tempos depois, em fins do século XIX, o pizzaiolo Raffaele Esposito cria a clássica Pizza Margherita em homenagem à Rainha Margherita de Saboia — tomates, mozzarella e manjericão, que representam as cores da bandeira italiana.

As imigrações também foram determinantes para que a pizza entrasse no cardápio e no gosto popular. Isso aconteceu no Brasil em meados da década de 1870 e, mais ou menos na mesma época, nos Estados Unidos, especialmente na região de Nova York.

Hoje, existem centenas de sabores diferentes, e a história da pizza continua sendo escrita e saboreada. Neste conteúdo, destacamos algumas das principais tendências e oportunidades para pizzarias nos próximos meses e anos.


Entrega e personalização de pedidos
Durante a pandemia de Covid-19, o delivery cresceu e se consolidou no Brasil.

Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de usuários de aplicativos de delivery cresceu de 30,4% em 2019 para 54,8% em 2021.

Com operações rápidas e eficientes, pizzarias podem expandir sua operação elevar sua receita sem necessidade de grandes investimentos na estrutura física. Outra oportunidade está na personalização de pedidos. Cada vez mais, a escolha por tipos de massa, ingredientes, tamanhos e combinações proporcionam experiências únicas e exclusivas.


Operação verde
Consumidores ecologicamente mais conscientes demandam por produtos e serviços alinhados à pauta ambiental. Embalagens ecológicas, produtos orgânicos e de origem responsável agregam valor ao produto e também à marca.


Sabores internacionais e exóticos
Inspirações em outros países e combinações nada usuais, como bacon e sorvete, são chamarizes interessantes para consumidores curiosos e ávidos por experiências. Aposte em pesquisas e use a criatividade para criar sabores autênticos e originais.


Presença de tecnologia e inovação
Aplicativos, programas de fidelidade digitais, meios de pagamento e o uso de inteligência artificial, por exemplo, ajudam a aproximar marcas e clientes, além de antecipar tendências de consumo. A partir da coleta e tratamento de dados, é possível segmentar campanhas e atingir resultados mais consistentes e sustentáveis ao longo do tempo.

Falando em tecnologia, inovação e pioneirismo, os equipamentos Tomasi entregam robustez e alto desempenho para pizzarias e restaurantes de pequeno, médio e grande porte em mais de 80 países pelo mundo.

Os fornos FPT-600LD e FPT-1300LD Tomasi são fabricados em aço inoxidável de qualidade superior, porta com isolamento térmico e alimentador do gás individual para o queimador inferior e superior. Um conjunto que realça o sabor e garante pizzas prontas em menos de dois minutos.


De início simples e descompromissado, a história da pizza e suas ancestrais já acompanha a humanidade há milhares de anos. Esse enredo continua cheio nuances e boas sensações. Acompanhe as tendências do mercado e busque conexões genuínas com seu consumidor. E se tudo acabar em pizza, melhor ainda.


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