February 7, 2024
Da terra da Festa da Uva para o mundo

Share by the network:

Segunda metade do século 19, a Itália passava por um momento difícil e conturbado. Dois fatores principais impulsionaram na época o movimento migratório em direção ao Brasil: recém-unificada (1870), a Velha Bota sofria de pobreza extrema, e o governo imperial brasileiro incentivava a ocupação estrangeira da parte mais meridional do país.

Vindos da Lombardia, do Tirol e, sobretudo, do Vêneto, os primeiros imigrantes italianos desembarcaram na Serra Gaúcha em 1875. Com poucos pertences e muitos sonhos na bagagem, esses colonos desbravaram as terras altas do Rio Grande do Sul e, após muito trabalho duro, prosperaram.

Essa bonita história completa 150 anos em 2025, mas as comemorações já iniciam agora, durante a 34ª edição da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Entenda um pouco mais sobre a Festa da Uva, a relação da Tomasi com o evento e tenha ainda uma surpresa deliciosa no fim deste conteúdo.


Festa da Uva: nossa maior celebração comunitária
Em sua 34ª edição, a Festa da Uva acontece de 15 de fevereiro a 03 de março, em Caxias do Sul, com expositores dos mais diversos segmentos, distribuição de uva, desfiles cênicos, shows nacionais, Jogos Coloniais e outras atrações.

Desde a primeira edição, em 1931, a Festa da Uva é um evento comunitário que reúne milhares de pessoas, valorizando nossa gente e nossa cultura.

Empresa genuinamente caxiense, a Tomasi já participou de algumas edições de nossa maior festa, que celebra a colheita da uva e o legado de nossos antepassados. Também representamos esse povo aguerrido, trabalhador e talhado na resiliência. Desbravamos novos horizontes no presente para sustentar grandes feitos no futuro.


Rica gastronomia
Uma das grandes contribuições de nossos ascendentes, a típica culinária da colonização italiana na Serra Gaúcha encanta diferentes gerações até hoje. Entre as estrelas de nossa mesa, podemos citar o galeto al primo canto assado na brasa e a clássica polenta.

Inspirados na Festa da Uva e nessa cultura rica e dinâmica, trazemos uma receita simples, moderna e extraordinária para dar aquele “up” ao seu churrasco: Burrata com uva assada e manjericão. Tome nota:

• Ingredientes
- 1 Burrata
- Uvas sem caroço (1 cacho)
- 2 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Extravirgem
- 1 colher (sopa) de Aceto Balsâmico
- Pimenta-do-reino
- Sal
- Manjericão

• Modo de preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes, exceto a burrata e o manjericão. Deixe as uvas descansarem por, pelo menos, 10 minutos. Transfira as uvas já temperadas para uma assadeira e leve ao grill ou à parrilla Tomasi rapidamente — mais ou menos 30 segundos de cada lado. Em um prato, abra a burrata com a ponta dos dedos e adicione os grãos de uva assados sobre ela. Finalize com folhas frescas de manjericão. Opcional: acrescente lascas de queijo grana padano ou de amêndoas tostadas. Use torradinhas ou chips de pão árabe para servir.


Assim como a Festa da Uva, a Tomasi alia tradição e tecnologia ao longo das décadas. Acesse nossa loja virtual e conheça nossas soluções inovadoras para restaurantes, eventos e residências. 

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e siga a Tomasi também nas redes sociais — Instagram e Facebook.