A idéia de montar a empresa surgiu quando os dois fundadores resolveram abrir concorrência com a já existente Indústria de Churrasqueiras Caxias Ltda, até então única empresa atuando neste segmento de mercado.

Os fundadores da MAX INDÚSTRIA METALÚRGICA LTDA foram funcionários da Indústria de Churrasqueiras Caxias Ltda por muito tempo, o que lhes proporcionou todos os conhecimentos necessários para a fabricação dos produtos.

Em 1979 a empresa, buscando a diversificação de sua linha de produtos começou a fabricar letreiros em latão e aço inox, conquistando assim o mercado local da época.

Em 1981 foi a vez de colocar em produção as placas de latão para interruptores de luz, números fundidos em bronze e alumínio, placas comemorativas, carrinhos para feira e serviços de fundição para terceiros em geral.

No ano de 1983, a empresa adotou uma marca registrada para diferenciar seus produtos da concorrência. A marca adotada pela empresa é TOMASI.

Em 15 de Junho de 1987, a direção da empresa passou a ser ocupada por Roberto Tomasi, Evandro Tomasi e Sandro Roberto Tomasi. Os novos sócios mantiveram a marca registrada e continuaram a fabricar os produtos tradicionais da empresa.

No intuito de diversificar ainda mais sua linha de produção e aproveitando a preocupação de muitos brasileiros em substituir o carvão, produto escasso e caro na época, devido a intervenção pelo IBAMA (Instituto Nacional do Meio Ambiente), a MAX INDÚSTRIA METALÚRGICA LTDA começou a produzir a churrasqueira rotativa industrial a gás para restaurantes e churrascarias, produto este de maior peso, maior valor e melhor acabamento. A aceitação do produto pelo mercado foi imediata, fazendo com que a empresa mudasse muito rapidamente o seu sistema de trabalho, criando novos investimentos para atender a demanda deste novo produto.

Com o lançamento da churrasqueira rotativa industrial a gás, a empresa que até então vendia seus produtos somente sob encomenda, passa a produzí-lo em série, modificando seu sistema de trabalho, que a partir de então tornou-se mais ágil e fácil, melhorando assim a qualidade dos produtos e a imagem da marca TOMASI no mercado nacional.

Em 1998 a empresa instalou-se em uma área de 6.200 m², com área construída de 2.800 m², proporcionando aos seus clientes um melhor atendimento e conformidade. Também neste ano a empresa passa a contar com um novo proprietário, Rafael Tomasi, que junta-se aos sócios anteriores.

Atualmente a empresa fabrica além de churrasqueiras, outros produtos destinados a preparação, transformação e conservação de alimentos, tais como fogões semi e industriais, assadores de frangos, misturadores industriais, carros témicos tipo "buffet", geladeiras comerciais, balcões refrigerados, máquinas para massas entre outros.