3 de outubro de 2022
Inclusão social através da cozinha: conheça a Chef Erilene Monteiro e o concurso Pizza Maker e Down!

Compartilhe pela rede:

Erilene Monteiro de Azevedo é Gastrônoma, Comendadora e Chef Pizzaiola. Sua formação vem da Itália e ela é a única mulher no Brasil que possui o título de pizzaiola com a mais alta formação. Ela faz especializações todos os anos na Itália e possui selo de qualidade internacional, tendo também recebido por cinco anos consecutivos o prêmio Excelência e Qualidade Brasil. É proprietária do CEPP - Centro de Especialização de Pizzas e Pizzaiolos, a única escola do nordeste com cursos básico e avançado de pizzaiolos, que fica localizada no Jardim Atlântico, em Olinda, Pernambuco.

Ela compartilhou conosco que sua especialidade é em massas no geral e que é cliente Tomasi: “Já usei produtos Tomasi. Os fornos compactos são muito bons, com resistências. Também já utilizei a condimentadora e o forno para 12 pizzas. A condimentadora é muito boa, o forno que assa 12 pizzas de uma vez é maravilhoso e o elétrico perfeito pela praticidade, coloquei muitos em consultoria dentro dos shoppings. Sou pioneira utilizando todos esses equipamentos e aprovo”.

A Chef Erilene estará na feira Hotel & Food Nordeste (HFN), que acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco – Recife – PE, de 05 a 07 de outubro de 2022, com mais de 400 marcas expositoras. Esse é um evento pioneiro que reúne a cadeia produtiva de alimentação fora do lar e hospedagem da região, promovendo negócios e inovação, atualização profissional e troca de conhecimentos. Trata-se de um encontro de fornecedores de suprimentos, ingredientes, alimentos e bebidas, softwares, equipamentos, mobiliário, translado, cama, mesa e banho, entretenimento e mão-de-obra qualificada, com compradores do setor de hotelaria e do segmento de food service.

Na ocasião, Erilene coordenará o projeto social Pizza Maker & Down, um concurso de pizzaiolos de sua autoria que conta com a participação de profissionais e alunos com Síndrome de Down.

Ela contou para nós: “O show de pizzaiolos surgiu em 2018, na mesma época do Pizza Maker & Down. Eu tenho um sobrinho com síndrome de down, o Matheus, que hoje tem 10 anos, e tive a ideia de ministrar cursos de pizzaiolo gratuitos para que pessoas com down possam tentar vaga no mercado de trabalho. Tivemos a ideia, junto com a HFN, de colocar os meninos nessa feira, como pizzaiolos. Depois que foi sucesso junto com Tatiana Menezes, Carol Baia e Rodrigo da Fonte, montei um buffet de pizzas onde a renda é revertida para o projeto. Ganhamos vários prêmios como melhor projeto de inclusão social do Brasil e saímos em todas mídias: Globo, SBT e Record”.

O projeto começou com 12 participantes e, nesta edição, serão 36 pizzaiolos preparando diversos sabores de pizza. Neste ano, o show de pizzaiolo com premiações contará com uma apresentação de dança do ventre e coreografia inspirada no cantor Michael Jackson, realizada pelos participantes.

Também é novidade que será aberta a primeira pizzaria de profissionais com Síndrome de Down do mundo pela Pizza Maker & Down. A comendadora afirma: “A inclusão social é muito importante, estamos lutando para derrubar o preconceito que é muito e nesse ano estamos lançando a campanha da primeira pizzaria down do mundo. Estamos em busca de patrocinadores para realizar esse sonho de um empreendimento para eles terem sua própria renda”.

A Tomasi estará expondo na HFN, estaremos prontos para te receber e mostrar as melhores soluções em equipamentos para alimentação e refrigeração! Além disso, seremos apoiadores do Pizza Maker & Down 2022, através da premiação do terceiro colocado, que será agraciado com uma Parrilla Angus Tomasi. Para nós, é gratificante poder fazer parte de um projeto social de tamanha importância para a sociedade.

Gostou dessa matéria? Fique por dentro de todas as nossas novidades, nos acompanhe nas redes sociais – Facebook e Instagram.