16 de setembro de 2022
Fogo de chão para um churrasco “de patrão”: conheça a história do churrasco gaúcho!

Compartilhe pela rede:

Fogo de chão

Dia 20 de setembro se comemora o Dia do Gaúcho. A Tomasi tem suas raízes no Rio Grande do Sul e, por isso, compartilhamos com você um pouco de história para comemorar essa data tão importante para a nossa região!

O churrasco gaúcho é um amor que atravessa gerações. É uma das maiores tradições do Rio Grande do Sul, que surgiu no século XVII nas comunidades indígenas. Depois, os tropeiros incorporaram o modo de preparo e o churrasco gaúcho foi se espalhando por todo Brasil.

Na região dos pampas, composta pelo Uruguai, Argentina e sul do Brasil, a pecuária sempre foi uma das maiores riquezas. O churrasco era uma maneira prática de fazer uma refeição durante o período de trabalho na lida com o gado, pela facilidade: era preciso somente uma faca afiada, um fogo de chão, um espeto de vara preparado com galhos, um pedaço de carne e sal grosso! Nessa época, a carne era picada em pedaços e servida, o que deu origem ao formato “rodízio” de servir.

O tempo passou e um churrasco "de patrão", como diriam os nossos conterrâneos, hoje precisa de uma churrasqueira de qualidade com espetos e/ou grelhas, escolha certa de carnes, sal grosso, facas bem afiadas, pessoas queridas reunidas e um fogo bem feito, sem perder a sua essência!

Falando em fogo, você já ouviu falar que existe um fogo de chão que permanece aceso há mais de 200 anos aqui no nosso estado? Fica na Fazenda Boqueirão, em São Sepé. Há relatos de que o galpão no qual ele está aceso foi construído em 1800 e que, provavelmente, na mesma época esse fogo foi iniciado. Essa chama se uniu à identidade gaúcha, simbolizando também as comemorações da Semana Farroupilha, na qual se celebra a Revolução Farroupilha!

Com a Tomasi, é possível aproximar detalhes da cultura gaúcha ao seu restaurante. Você já conhece as opções que temos de Fogo de Chão?

As churrasqueiras Fogo de Chão Tomasi são ideais para assar costelão 12 horas. Também permitem assar outras carnes, como porco aberto e ovelha inteira. Alguns modelos, inclusive, possuem varal de carnes para defumação.

Os modelos disponibilizados pela Tomasi podem ser utilizados como vitrine em fachadas de restaurantes/churrascarias, em sítios/chácaras, em eventos do segmento de churrasco/gastronomia e em festas familiares, dentre outras opções.

Confira na tabela as opções de Fogo de Chão da Tomasi:

Modelo

FCG3

FCG5

FCG7M

FCG-03IN V

FCG-05IN V

FCG-07IN V

FCG-04Q IN V

Capacidade

(unidades de espetos giratórios)

3

5

7

3

5

7

4

Base

Redonda

Redonda

Redonda

Redonda

Redonda

Redonda

Quadrada

Acabamentos

Inox ou aço carbono pintado em preto

Inox ou aço carbono pintado em preto

Latão martelado

Inox. Fechamento com portas de vidro

Inox. Fechamento com portas de vidro

Inox. Fechamento com portas de vidro

Inox. Fechamento com portas de vidro

Coifa

Vendida separadamente

Vendida separadamente

Vendida separadamente

Redonda em inox

Redonda em inox

Redonda em inox

Em inox. Acompanha varal de carnes

São diversos modelos e, além disso, ainda trabalhamos com personalização, para o Fogo de Chão ser fabricado do jeito que você sempre quis!

Clique aqui e acesse nosso site para verificar todas essas opções e consulte o nosso setor comercial para mais informações.

Gostou? Fique por dentro de todas as nossas novidades, nos acompanhe nas redes sociais – Facebook e Instagram.